O kit de rolamento foi criado para facilitar a manutenção automotiva e otimizar a busca por componentes, reunindo todos os itens necessários para substituir o rolamento de roda com agilidade e precisão.
Quando todos os componentes são do mesmo fabricante, o processo garante melhor desempenho, maior durabilidade e menor risco de danos. Outro benefício é o custo reduzido: adquirir o kit completo é mais econômico do que comprar cada peça separadamente.
Portfólio IRB Automotive e abrangência
A IRB Automotive oferece kits de rolamento para 99% da frota nacional. A linha conta com 41 itens, aplicáveis a mais de 100 modelos de veículos, comprovando a amplitude do portfólio e a confiabilidade da marca no mercado automotivo.
Kit de rolamento IRB100: aplicação e compatibilidade
O IRB100 é o kit de rolamento mais vendido da IRB Automotive e possui aplicação em 15 modelos de veículos das marcas Ford, Seat e Volkswagen.
Aplicações:
- Ford: Royale, Versailles
- Seat: Cordoba, Ibiza, Inca
- Volkswagen: Fox, Gol, Golf, Parati, Passat, Polo, Quantum, Santana, Saveiro, Voyage
Componentes do kit de rolamento IRB100
Cada kit IRB100 contém todos os itens necessários para a substituição completa, garantindo segurança e praticidade.
Itens inclusos:
- Trava aranha e cupilha
- Graxa Shell (Grau NGLI 2 – ponto de gota 182 °C)
- Retentor – 1988 / 5384
- Rolamento interno – IR12042
- Rolamento externo – IR12031
Os rolamentos de roda são componentes fundamentais e podem ser de esferas, roletes cônicos, cilíndricos ou de agulhas. Todos exigem lubrificação adequada. Alguns modelos vêm selados com lubrificante interno; outros são acompanhados de sachê com a Graxa Shell IRB na quantidade exata para uso.
Dica: veja também nosso artigo sobre a importância da lubrificação dos rolamentos de roda.
Passo a passo: como substituir o kit de rolamento IRB100
Seguir corretamente cada etapa garante montagem precisa e maior durabilidade do conjunto. Confira abaixo o passo a passo recomendado pela IRB Automotive:
- Remova a calotinha e a cupilha.
- Retire a trava da porca, o excesso de graxa e a porca.
- Retire o cubo com os cones internos.
- Use uma chave de fenda para retirar o retentor e os cones.
- Com ferramenta adequada e prensa, retire as capas dos rolamentos.
- Limpe impurezas com querosene e deixe secar naturalmente.
- Monte com martelo de borracha e prensa para embuchamento.
- Limpe o alojamento e aplique a Graxa Shell IRB, preenchendo 1/3 do rolamento.
- Engraxe a capa e instale o retentor.
- Monte o rolamento externo, aplicando graxa no alojamento.
- Reinstale o conjunto no veículo e ajuste a porca-castelo:
- Aperte com torque de 3,67 ± 0,1 kgf / 36 ± 2 N·m, girando simultaneamente o tambor.
- Afrouxe a porca de 180° a 270°, gire o cubo uma volta e reajuste com torque de 0,05 a 0,08 kgf / 0,5 a 0,8 N·m.
Importante: siga rigorosamente o torque e as etapas de montagem para evitar falhas ou retrabalho.
Conclusão
O kit de rolamento IRB100 oferece montagem simples, economia e segurança. Seguir o passo a passo corretamente e usar componentes originais e certificados IRB Automotive é essencial para o desempenho ideal do sistema e a segurança de todos os ocupantes do veículo.